Perguntas Frequentes
Cadastro na Plataforma Aprenda Mais
Não estou inscrito / Quero me cadastrar
Se você quer se cadastrar na Aprenda Mais, siga as instruções:
- no alto da página inicial clique no item "Acessar", lado direito de sua tela.
- Na página seguinte clique em “Criar uma conta" no item “Esta é a sua primeira vez aqui?”
- Informe sua idade e localização e clique em Continuar.
- Crie a Identificação de usuário. Evite utilizar apenas seu nome: sugerimos uma combinação do seu nome e sobrenome, ou número de um documento. ATENÇÃO: utilize somente letras minúsculas.
- Crie uma senha que deve conter 8 caracteres, sendo ao menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um caractere especial (#, $, @, %, &) e um número.
- Preencha os outros dados solicitados no formulário e clique em ‘Criar minha conta’.
- Uma mensagem será enviada para o e-mail que você cadastrou, pedindo a confirmação da criação do cadastro.
- Clique no link enviado no e-mail e pronto. Você já poderá escolher a área e os cursos que deseja realizar.
Não consigo confirmar meu cadastro
Se você está com dificuldade confirmar seu cadastro, siga as orientações:
- abra o e-mail automático que você recebeu, informando que uma conta foi criada;
- encontre, na mensagem, o endereço indicado para confirmar. ATENÇÃO: ele pode estar na cor azul com o link ou, dependendo do seu e-mail, apenas como texto;
- clique no link ou copie e cole na barra de endereços do seu navegador;
- siga as orientações solicitadas. Pronto! Sua conta está confirmada.
Não estou estudando, posso me cadastrar?
Não tem problema, você não precisa estar estudando para fazer os cursos da Aprenda Mais. Eles são on-line e abertos a toda a comunidade. Você pode se cadastrar na plataforma e fazer os cursos na área que quiser.
Sou estrangeiro, posso me cadastrar e estudar?
Sim! Basta informar os dados de seu passaporte no cadastro. Se você é estrangeiro e possui CPF, deve utilizar o CPF no seu cadastro. Estrangeiros sem passaporte ou CPF não poderão estudar conosco.
Quero excluir minha conta
Se sua conta ainda não foi confirmada, o sistema vai excluí-la automaticamente em 48 horas e você não precisa fazer a solicitação.
Se você já confirmou sua conta ou fez inscrição em algum curso, será necessário enviar a cópia digital de um documento do proprietário da conta para garantir a segurança do usuário. Para fazer a solicitação entre em contato conosco pelo nosso suporte em ACESSO: Excluir conta.
Se você já realizou algum curso e emitiu certificado, sua conta não poderá ser excluída. Mais informações no Aviso de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.
Se você já confirmou sua conta ou fez inscrição em algum curso, será necessário enviar a cópia digital de um documento do proprietário da conta para garantir a segurança do usuário. Para fazer a solicitação entre em contato conosco pelo nosso suporte em ACESSO: Excluir conta.
Se você já realizou algum curso e emitiu certificado, sua conta não poderá ser excluída. Mais informações no Aviso de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.
Acesso à Plataforma Aprenda Mais
Já estou inscrito: como acesso meu curso?
Vamos te ajudar!
- Primeiro você precisa acessar a plataforma com seu login e senha.
- No alto da página inicial clique no item "Meus cursos - acessar".
- Na página seguinte clique na caixa onde indica o curso em que você está inscrito(a).
Não lembro meu login e/ou minha senha
Para recuperar esses dados, vá no alto da página inicial e clique no item "Acessar", lado direito de sua tela. Na página seguinte, clique em "Perdeu a senha?" e preencha as informações solicitadas. Você receberá
um e-mail com orientações. Se você não conseguiu recuperar seu login e senha por este caminho, pode solicitar via Suporte - ACESSO: Recuperar senha.
Sobre os cursos on-line, abertos e gratuitos da Aprenda Mais
Como são os cursos on-line abertos da Aprenda Mais?
Nossos cursos on-line abertos são:
- Totalmente gratuitos, inclusive o certificado.
- Totalmente on-line (não há aulas presenciais).
- Todos os cursos disponibilizam um certificado pela própria instituição ofertante.
- Não há limite de cursos, você pode fazer quantos desejar.
Os cursos online abertos têm tutoria? Tem professor acompanhando?
Não, os cursos on-line abertos da Plataforma Aprenda Mais não possuem tutoria nem acompanhamento de professor. Os cursos são autoinstrucionais.
Os cursos / certificados são reconhecidos pelo MEC?
Não. Nossos cursos on-line abertos são cursos livres, classificados como formação inicial ou continuada pelo MEC e por isso, não precisam ser reconhecidos. Os cursos da Aprenda Mais estão registrados no MEC e são desenvolvidos por instituições de ensino
que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação. O reconhecimento de cursos é exclusivo para cursos de graduação. Para mais informações, consulte a Lei nº 9.394/1996, que estabelece
as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Os cursos têm aulas ao vivo? Têm videoaulas? Fornecem apostila?
Os cursos on-line abertos não têm aulas ao vivo. Cada curso possui sua própria dinâmica, podendo conter vídeos ou não. Não fornecemos apostilas e todos os materiais são disponibilizados diretamente na plataforma. Se você desejar, poderá imprimir.
Os cursos on-line abertos gratuitos são válidos para processo de naturalização?
Esta informação deve ser obtida junto a Polícia Federal. Esclarecemos que os cursos da Plataforma Aprenda Mais do MEC, sendo realizados totalmente a distância, incluindo as avaliações e não são disponibilizados histórico escolar.
Sobre os cursos certificados dos cursos on-line, abertos e gratuitos da Aprenda Mais
Como funciona a certificação do curso?
Todos os cursos online abertos possuem certificação e você mesmo vai gerar o certificado ao final do curso, caso atinja o aproveitamento necessário para aprovação. Dentro do curso, leia o item “Saiba mais sobre o curso, notas e certificado" para saber
quais as condições para aprovação.
Como gero meu certificado?
Se a sua turma estiver no semestre corrente, acesse a página inicial do curso. Role a tela até após o conteúdo do curso e você verá a área de "Avaliação do Curso e Certificado" do certificado. Leia atentamente as instruções. Logo após essa área, você
encontrará uma das seguintes mensagens:
Atenção: a etapa de Conferência de Dados é realizada apenas uma vez, uma vez que o certificado for emitido, seus dados não poderão ser corrigidos. Depois de fazer a atualização de seu perfil, pode seguir para a geração do certificado.
Prossiga para a Confirmação de Dados. Ao concluir a Confirmação, o link para o Certificado digital será exibido.
Pronto! Você gerou seu certificado.
- Caso você ainda não tenha finalizado o curso, é exibida uma mensagem em amarelo.
- Caso você já tenha feito todas as atividades, mas ainda não atingiu a média necessária, é exibida uma mensagem em vermelho. Neste caso, se você não esgotou suas tentativas, você pode tentar refazer a(s) atividade(s) e aumentar sua média.
- Caso você já tenha concluído o curso, observe se você já aguardou os dias mínimos para emissão. Se não transcorreu os dias mínimos, uma mensagem em azul aparecerá. Basta você aguardar os dias mínimos que o certificado ficará disponível.
- Se você já concluiu o curso com aproveitamento suficiente os dias mínimos já transcorreram, uma mensagem em verde aparecerá.
Atenção: a etapa de Conferência de Dados é realizada apenas uma vez, uma vez que o certificado for emitido, seus dados não poderão ser corrigidos. Depois de fazer a atualização de seu perfil, pode seguir para a geração do certificado.
Prossiga para a Confirmação de Dados. Ao concluir a Confirmação, o link para o Certificado digital será exibido.
Pronto! Você gerou seu certificado.
Meu nome ou CPF estão errados no certificado
Observe se você fez apenas a conferência dos dados ou se já gerou o certificado. Se você está apenas na etapa de conferência dos dados, basta acessar o seu perfil, corrigir os dados, e prosseguir para a geração do certificado, pois os dados não serão
atualizados na conferência. Se você já emitiu o certificado e seus dados saíram incorretos, infelizmente não temos como corrigir.
Não estou conseguindo emitir meu certificado
A emissão do certificado é feita pelo próprio cursista ao cumprir todos os requisitos do curso.
Somente os cursos ativos permitem a geração de certificado. Caso o curso já tenha encerrado, a área do certificado ficará indisponibilizada para o estudante, não sendo mais possível emiti-lo. Para emitir o certificado, acesse a página inicial do curso. Role a tela até após o conteúdo do curso e você verá a área de "Avaliação do Curso e Certificado" do certificado. Leia atentamente as instruções.
Logo após essa área, você encontrará uma das seguintes mensagens:
Atenção: a etapa de Conferência de Dados é realizada apenas uma vez. Depois de fazer a atualização de seu perfil, pode seguir para a geração do certificado. Prossiga para a Confirmação de Dados. Ao concluir a Confirmação, o link para o Certificado digital será exibido.
Pronto! Você gerou seu certificado.
Somente os cursos ativos permitem a geração de certificado. Caso o curso já tenha encerrado, a área do certificado ficará indisponibilizada para o estudante, não sendo mais possível emiti-lo. Para emitir o certificado, acesse a página inicial do curso. Role a tela até após o conteúdo do curso e você verá a área de "Avaliação do Curso e Certificado" do certificado. Leia atentamente as instruções.
Logo após essa área, você encontrará uma das seguintes mensagens:
- Caso você ainda não tenha finalizado o curso, é exibida uma mensagem em amarelo.
- Caso você já tenha feito todas as atividades, mas ainda não atingiu a média necessária, é exibida uma mensagem em vermelho. Neste caso, se você não esgotou suas tentativas, você pode tentar refazer a(s) atividade(s) e aumentar sua média.
- Caso você já tenha concluído o curso, observe se você já aguardou os dias mínimos para emissão. Se não transcorreu os dias mínimos, uma mensagem em azul aparecerá. Basta você aguardar os dias mínimos que o certificado ficará disponível.
- Se você já concluiu o curso com aproveitamento suficiente e os dias mínimos já transcorreram, uma mensagem em verde aparecerá.
Atenção: a etapa de Conferência de Dados é realizada apenas uma vez. Depois de fazer a atualização de seu perfil, pode seguir para a geração do certificado. Prossiga para a Confirmação de Dados. Ao concluir a Confirmação, o link para o Certificado digital será exibido.
Pronto! Você gerou seu certificado.
Preciso de uma 2ª via do certificado
Para obter a 2ª via do certificado, clique aqui.
Quero verificar a autenticidade de um certificado
A verificação de autenticidade para os certificados pode ser consultada, clique aqui.
Quais informações têm no certificado?
O certificado traz: nome do cursista (conforme informado pelo próprio cursista), CPF, aproveitamento (nota), nome e carga horária do curso, data de início (igual a data da inscrição), data de conclusão (data em que foi feita a conferência dos dados),
nome da instituição, CNPJ da instituição e conteúdo programático.
O certificado informa que o curso é on-line (a distância)?
Não, o certificado não informa a modalidade do curso.
Preciso que no certificado conste a modalidade / frequência / nome do professor / outra informação, como faço? Posso solicitar uma declaração?
Os certificados emitidos pela Aprenda Mais seguem as normativas nacionais. Não é possível a personalização dele. Não emitimos declarações ou outros documentos.
Os certificados dos cursos on-line abertos gratuitos valem como atividades complementares / aproveitamento de disciplina?
Esta informação deve ser obtida junto à instituição de destino. Eles irão verificar se o curso realizado pode ou não ser aproveitado.
Os cursos on-line abertos gratuitos são válidos para minha progressão funcional ou licença capacitação?
Esta informação deve ser obtida junto a sua chefia ou empresa. Eles irão verificar se o curso realizado pode ou não ser válido.
Outras dúvidas sobre os cursos on-line, abertos e gratuitos da Aprenda Mais
Acho que a correção do gabarito está errada
Entre em contato conosco pelo nosso suporte em CURSO: discordo do gabarito.
Encontrei um erro em um dos cursos e/ou em um gabarito
Se você encontrou algum erro entre em contato conosco pelo suporte em OUTRA: Minha dúvida é outra.
Meu aproveitamento no curso foi baixo e não serei aprovado. Posso cancelar a inscrição e fazer o curso novamente?
O ambiente virtual registra todas as atividades realizadas pelo estudante. Logo, ao cancelar sua inscrição, as notas permanecerão armazenadas. A única forma de fazer o curso novamente é se inscrevendo em uma nova turma. Ou seja, recomeçar o curso na turma
ofertada no próximo semestre.
Como faço para cancelar minha inscrição em um curso?
No ambiente virtual da Plataforma Aprenda Mais, acesse o curso que você está inscrito. Localize na parte central da página principal do curso a opção "mais" ao lado da opção "notas" e clique no link “Cancelar a minha inscrição no curso”.
Depois de concluir o curso, continuarei tendo acesso aos conteúdos?
Sim, você poderá ver os conteúdos até o final do semestre. Entretanto, as atividades ficam indisponíveis.
Tenho direito a carteirinha de estudante?
A carteira de estudante somente pode ser emitida para alunos da educação básica, técnico ou superior. Nossos cursos on-line abertos são de curta duração, classificados como formação inicial ou continuada pelo Ministério da Educação.
Posso fazer estágio sendo aluno dos cursos on-line abertos da Aprenda Mais?
Não. O estágio pode ser realizado por alunos de cursos regulares (ex: cursos técnicos ou superiores). Nossos cursos on-line abertos são de curta duração, classificados como formação inicial ou continuada pelo Ministério da Educação.
Posso informar no meu currículo que fiz os cursos?
A elaboração do currículo é de responsabilidade pessoal, cabendo a você verificar se deseja informar em seu currículo ou não.
Minha dúvida é outra
Entre em contato conosco pelo nosso suporte em OUTRA: Minha dúvida é outra.
Last modified: Thursday, 26 September 2024, 9:42 AM