Cadastro na Plataforma Aprenda Mais
Não estou inscrito / Quero me cadastrar
Se você quer se cadastrar na Aprenda Mais, siga as instruções:

  1. no alto da página inicial clique no item "Acessar", lado direito de sua tela. 
  2. Na página seguinte clique em “Criar uma conta" no item “Esta é a sua primeira vez aqui?” 
  3. Informe sua idade e localização e clique em Continuar. 
  4. Crie um nome para seu login de usuário. Evite utilizar apenas seu nome: sugerimos uma combinação do seu nome e sobrenome, ou número de um documento. ATENÇÃO: utilize somente letras minúsculas. 
  5. Crie uma senha que deve conter 8 caracteres, sendo ao menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um caractere especial (#, $, @, %, &) e um número. 
  6. Preencha os outros dados solicitados no formulário e clique em ‘Criar minha conta’. 
  7. Uma mensagem será enviada para o e-mail que você cadastrou, pedindo a confirmação da criação do cadastro. 
  8. Clique no link enviado no e-mail e pronto. Você já poderá escolher a área e os cursos que deseja realizar.
Não consigo confirmar meu cadastro
Se você está com dificuldade confirmar seu cadastro, siga as orientações:

  1. abra o e-mail automático que você recebeu, informando que uma conta foi criada;
  2. encontre, na mensagem, o endereço indicado para confirmar. ATENÇÃO: ele pode estar na cor azul com o link ou, dependendo do seu e-mail, apenas como texto;
  3. clique no link ou copie e cole na barra de endereços do seu navegador;
  4. siga as orientações solicitadas. Pronto! Sua conta está confirmada.
Se você não recebeu o e-mail, entre em contato pelo Suporte - OUTRA: Minha dúvida é outra.
Não estou estudando, posso me cadastrar?
Não tem problema, você não precisa estar estudando para fazer os cursos da Aprenda Mais.  Eles são on-line e abertos a toda a comunidade. Você pode se cadastrar na plataforma e fazer os cursos na área que quiser.
Sou estrangeiro, posso me cadastrar e estudar?
Sim! Basta informar os dados de seu passaporte no cadastro. Se você é estrangeiro e possui CPF, deve utilizar o CPF no seu cadastro. Estrangeiros sem passaporte ou CPF não poderão estudar conosco.
Quero excluir minha conta
Se sua conta ainda não foi confirmada, o sistema vai excluí-la automaticamente em 48 horas e você não precisa fazer a solicitação.
Se você já confirmou sua conta ou fez inscrição em algum curso, será necessário enviar a cópia digital de um documento do proprietário da conta para garantir a segurança do usuário. Para fazer a solicitação entre em contato conosco pelo nosso suporte em ACESSO: Excluir conta.
Se você já realizou algum curso e emitiu certificado, sua conta não poderá ser excluída. Mais informações no Aviso de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.

Acesso à Plataforma Aprenda Mais
Já estou inscrito: como acesso meu curso?
Vamos te ajudar!

  1. Primeiro você precisa acessar a plataforma com seu login e senha.
  2. No alto da página inicial clique no item "Meus cursos - acessar".
  3. Na página seguinte clique na caixa onde indica o curso em que você está inscrito(a).
Pronto! Agora você já pode realizar o seu curso.
Não lembro meu login e/ou minha senha
Para recuperar esses dados, vá no alto da página inicial e clique no item "Acessar", lado direito de sua tela. Na página seguinte, clique em "Perdeu a senha?" e preencha as informações solicitadas. Você receberá um e-mail com orientações. Se você não conseguiu recuperar seu login e senha por este caminho, pode solicitar via Suporte - ACESSO: Recuperar senha.

Sobre os cursos on-line, abertos e gratuitos da Aprenda Mais
Como são os cursos on-line abertos da Aprenda Mais?
Nossos cursos on-line abertos são:

  • Totalmente gratuitos, inclusive o certificado.
  • Totalmente on-line (não há aulas presenciais).
  • Todos os cursos disponibilizam um certificado pela própria instituição ofertante.
  • Não há limite de cursos, você pode fazer quantos desejar.
Os cursos online abertos têm tutoria? Tem professor acompanhando?
Não, os cursos on-line abertos da Plataforma Aprenda Mais não possuem tutoria nem acompanhamento de professor. Os cursos são autoinstrucionais.
Os cursos / certificados são reconhecidos pelo MEC?
Não. Nossos cursos on-line abertos são cursos livres, classificados como formação inicial ou continuada pelo MEC e por isso, não precisam ser reconhecidos. Os cursos da Aprenda Mais estão registrados no MEC e são desenvolvidos por instituições de ensino que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação.  O reconhecimento de cursos é exclusivo para cursos de graduação. Para mais informações, consulte a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Os cursos têm aulas ao vivo? Têm videoaulas? Fornecem apostila?
Os cursos on-line abertos não têm aulas ao vivo. Cada curso possui sua própria dinâmica, podendo conter vídeos ou não. Não fornecemos apostilas e todos os materiais são disponibilizados diretamente na plataforma. Se você desejar, poderá imprimir.
Os cursos on-line abertos gratuitos são válidos para processo de naturalização?
Esta informação deve ser obtida junto a Polícia Federal. Esclarecemos que os cursos da Plataforma Aprenda Mais do MEC, sendo realizados totalmente a distância, incluindo as avaliações e não são disponibilizados histórico escolar.

Sobre os cursos certificados dos cursos on-line, abertos e gratuitos da Aprenda Mais
Como funciona a certificação do curso?
Todos os cursos online abertos possuem certificação e você mesmo vai gerar o certificado ao final do curso, caso atinja o aproveitamento necessário para aprovação. Dentro do curso, leia o item “Saiba mais sobre o curso, notas e certificado" para saber quais as condições para aprovação.
Como gero meu certificado?
Se a sua turma estiver no semestre corrente, acesse a página inicial do curso. Role a tela até após o conteúdo do curso e você verá a área de "Avaliação do Curso e Certificado" do certificado. Leia atentamente as instruções. Logo após essa área, você encontrará uma das seguintes mensagens:

  1. Caso você ainda não tenha finalizado o curso, é exibida uma mensagem em amarelo.
  2. Caso você já tenha feito todas as atividades, mas ainda não atingiu a média necessária, é exibida uma mensagem em vermelho. Neste caso, se você não esgotou suas tentativas, você pode tentar refazer a(s) atividade(s) e aumentar sua média.
  3. Caso você já tenha concluído o curso, observe se você já aguardou os dias mínimos para emissão. Se não transcorreu os dias mínimos, uma mensagem em azul aparecerá. Basta você aguardar os dias mínimos que o certificado ficará disponível.
  4. Se você já concluiu o curso com aproveitamento suficiente os dias mínimos já transcorreram, uma mensagem em verde aparecerá.
Junto com a mensagem, também aparecerá a conferência dos dados. Para realizar a conferência, clique em "Conferência dos dados" e verifique se o seu nome e CPF estão corretos. Caso não esteja, acesse seu perfil e edite.

Atenção: a etapa de Conferência de Dados é realizada apenas uma vez, uma vez que o certificado for emitido, seus dados não poderão ser corrigidos. Depois de fazer a atualização de seu perfil, pode seguir para a geração do certificado.

Prossiga para a Confirmação de Dados. Ao concluir a Confirmação, o link para o Certificado digital será exibido.

Pronto! Você gerou seu certificado.
Meu nome ou CPF estão errados no certificado
Observe se você fez apenas a conferência dos dados ou se já gerou o certificado. Se você está apenas na etapa de conferência dos dados, basta acessar o seu perfil, corrigir os dados, e prosseguir para a geração do certificado, pois os dados não serão atualizados na conferência. Se você já emitiu o certificado e seus dados saíram incorretos, infelizmente não temos como corrigir.
Não estou conseguindo emitir meu certificado
A emissão do certificado é feita pelo próprio cursista ao cumprir todos os requisitos do curso.

Somente os cursos ativos permitem a geração de certificado. Caso o curso já tenha encerrado, a área do certificado ficará indisponibilizada para o estudante, não sendo mais possível emiti-lo. Para emitir o certificado, acesse a página inicial do curso. Role a tela até após o conteúdo do curso e você verá a área de "Avaliação do Curso e Certificado" do certificado. Leia atentamente as instruções.

Logo após essa área, você encontrará uma das seguintes mensagens:

  1. Caso você ainda não tenha finalizado o curso, é exibida uma mensagem em amarelo.
  2. Caso você já tenha feito todas as atividades, mas ainda não atingiu a média necessária, é exibida uma mensagem em vermelho. Neste caso, se você não esgotou suas tentativas, você pode tentar refazer a(s) atividade(s) e aumentar sua média.
  3. Caso você já tenha concluído o curso, observe se você já aguardou os dias mínimos para emissão. Se não transcorreu os dias mínimos, uma mensagem em azul aparecerá. Basta você aguardar os dias mínimos que o certificado ficará disponível.
  4. Se você já concluiu o curso com aproveitamento suficiente e os dias mínimos já transcorreram, uma mensagem em verde aparecerá.
Junto com a mensagem, também aparecerá a conferência dos dados. Para realizar a conferência, clique em "Conferência dos dados" e verifique se o seu nome e CPF estão corretos. Caso não esteja, acesse seu perfil e edite.

Atenção: a etapa de Conferência de Dados é realizada apenas uma vez. Depois de fazer a atualização de seu perfil, pode seguir para a geração do certificado. Prossiga para a Confirmação de Dados. Ao concluir a Confirmação, o link para o Certificado digital será exibido.

Pronto! Você gerou seu certificado.
Preciso de uma 2ª via do certificado
Para obter a 2ª via do certificado, clique aqui.
Quero verificar a autenticidade de um certificado
A verificação de autenticidade para os certificados pode ser consultada, clique aqui.
Quais informações têm no certificado?
O certificado traz: nome do cursista (conforme informado pelo próprio cursista), CPF, aproveitamento (nota), nome e carga horária do curso, data de início (igual a data da inscrição), data de conclusão (data em que foi feita a conferência dos dados), nome da instituição, CNPJ da instituição e conteúdo programático.
O certificado informa que o curso é on-line (a distância)?
Não, o certificado não informa a modalidade do curso.
Preciso que no certificado conste a modalidade / frequência / nome do professor / outra informação, como faço? Posso solicitar uma declaração?
Os certificados emitidos pela Aprenda Mais seguem as normativas nacionais. Não é possível a personalização dele. Não emitimos declarações ou outros documentos.
Os certificados dos cursos on-line abertos gratuitos valem como atividades complementares / aproveitamento de disciplina?
Esta informação deve ser obtida junto à instituição de destino. Eles irão verificar se o curso realizado pode ou não ser aproveitado.
Os cursos on-line abertos gratuitos são válidos para minha progressão funcional ou licença capacitação?
Esta informação deve ser obtida junto a sua chefia ou empresa. Eles irão verificar se o curso realizado pode ou não ser válido.

Outras dúvidas sobre os cursos on-line, abertos e gratuitos da Aprenda Mais
Acho que a correção do gabarito está errada
Entre em contato conosco pelo nosso suporte em CURSO: discordo do gabarito.
Encontrei um erro em um dos cursos e/ou em um gabarito
Se você encontrou algum erro entre em contato conosco pelo suporte em OUTRA: Minha dúvida é outra.
Meu aproveitamento no curso foi baixo e não serei aprovado. Posso cancelar a inscrição e fazer o curso novamente?
O ambiente virtual registra todas as atividades realizadas pelo estudante. Logo, ao cancelar sua inscrição, as notas permanecerão armazenadas. A única forma de fazer o curso novamente é se inscrevendo em uma nova turma. Ou seja, recomeçar o curso na turma ofertada no próximo semestre.
Como faço para cancelar minha inscrição em um curso?
No ambiente virtual da Plataforma Aprenda Mais, acesse o curso que você está inscrito. Localize na parte central da página principal do curso a opção "mais" ao lado da opção "notas" e clique no link “Cancelar a minha inscrição no curso”.
Depois de concluir o curso, continuarei tendo acesso aos conteúdos?
Sim, você poderá ver os conteúdos até o final do semestre. Entretanto, as atividades ficam indisponíveis.
Tenho direito a carteirinha de estudante?
A carteira de estudante somente pode ser emitida para alunos da educação básica, técnico ou superior. Nossos cursos on-line abertos são de curta duração, classificados como formação inicial ou continuada pelo Ministério da Educação.
Posso fazer estágio sendo aluno dos cursos on-line abertos da Aprenda Mais?
Não. O estágio pode ser realizado por alunos de cursos regulares (ex: cursos técnicos ou superiores). Nossos cursos on-line abertos são de curta duração, classificados como formação inicial ou continuada pelo Ministério da Educação.
Posso informar no meu currículo que fiz os cursos?
A elaboração do currículo é de responsabilidade pessoal, cabendo a você verificar se deseja informar em seu currículo ou não.
Minha dúvida é outra
Entre em contato conosco pelo nosso suporte em OUTRA: Minha dúvida é outra.
Last modified: Tuesday, 5 December 2023, 5:09 PM